Topo

Desliza e já era! Twitter lança função que torna mais fácil publicar fotos

Antes era necessário  - Getty Images
Antes era necessário Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

13/03/2019 10h00

O Twitter ainda é uma rede social bem mais conhecida por permitir textos curtos, objetivos e nem tanto por inundar seus usuários de fotos e vídeos. Mas parece essa lógica pode mudar um pouquinho.

A empresa acaba de lançar um novo recurso que facilita a publicação de fotos, vídeos e de transmissões ao vivo. A novidade começa a valer a partir desta quarta-feira (13) e a mudança é global. Por isso, todo mundo deve começar a ter acesso a função em breve em aparelhos com os sistemas operacionais Android e iOS (da Apple).

O UOL Tecnologia pôde testar a funcionalidade antecipadamente e ela realmente é mais prática. Basta abrir o seu perfil no Twitter no celular e deslizar o dedo da direita para a esquerda. Uma tela nova vai abrir com acesso a câmera do aparelho.

Em seguida, escolha se você quer usar a câmera principal ou a de selfie. Feito isso, selecione o que você deseja entre: "Capturar" (tirar fotos ou fazer uma gravação) e "Ao vivo" (fazer transmissão de vídeo em tempo real).

Antes da mudança era preciso abrir um tuíte em branco para ter acesso a opção da câmera. Só depois disso é que o usuário conseguia compartilhar fotos, vídeos e fazer transmissões ao vivo.

twitter nova função na câmera - Divulgação - Divulgação
É só deslizar o dedo para a esquerda para ativar a câmera
Imagem: Divulgação

Depois de tirar uma foto, por exemplo, o usuário pode acrescentar a localização e colocar hastags. É possível alterar as cores do plano de fundo da publicação. O Twitter deu uma atualizada no visual do tuíte e as imagens vão aparecer maior do que antes.

Segundo Keith Coleman, vice-presidente de produtos do Twitter, a expectativa do Twitter é acompanhar de perto como os seus usuários vão encarar e usar a nova opção. Nada muito além disso.

"O design foi feito para ser simples, para tornar a experiência fácil para o usuário. Ele faz a captura [da imagem] e automaticamente consegue mostrá-la", afirmou o executivo.

A nova função pode facilitar a vida de quem está em um show, um jogo de futebol ou algum evento em que o clique precisa ser feito rápido para não perder o momento.

Por falar nisso, a rede social vai fazer alguns testes em alguns eventos esportivos na América do Norte. Ao tirar uma foto ou fazer um vídeo, os usuários vão ter acesso a sugestões de hastags relacionadas diretamente ao que está acontecendo no momento.

Brasileiro ainda está em peso no Twitter

Apesar de ter contabilizado queda no número de usuários mensais pelo mundo, o Brasil ainda representa um mercado de peso, segundo a empresa.

"As pessoas ainda conversam muito pelo Twitter no Brasil. O país é um dos principais mercados que nós temos", afirmou Coleman.

No final do ano passado, o Twitter revelou o que leva os brasileiros a usarem a rede social

  • Brasileiros usam bastante porque as notícias se espalham mais rápido (72%)
  • É possível acompanhar acontecimentos em tempo real (78%)
  • É possível ver todos os lados de uma história (78%)