Topo

Ingressos para Sandy & Junior? Site gringo vira grande esperança de fãs

Sandy e Junior durante o anúncio da turnê "Nossa História", que comemora os 30 anos de carreira da dupla - Mariana Pekin/UOL
Sandy e Junior durante o anúncio da turnê 'Nossa História', que comemora os 30 anos de carreira da dupla Imagem: Mariana Pekin/UOL

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

23/03/2019 11h05

Resumo da notícia

  • Ingressos para o novo show da dupla Sandy & Junior esgotaram rápido na internet
  • Brasileiros passaram então a inundar o site de revenda de tíquetes StubHunt
  • Procuravam saber também se a plataforma é confiável e seguro

A notícia de que a dupla Sandy & Junior voltaria aos palcos para shows da turnê "Nossa História" em comemoração aos 30 anos de carreira fez os brasileiros correrem para a internet. Comprar ingressos pela web, no entanto, não era tarefa fácil, já que os tíquetes acabaram em 30 minutos e houve momentos em que a fila reunia 440 mil pessoas.

Ainda assim, o brasileiro persistiu e se manteve conectado, já que as vendas em locais físicos também reuniam grandes aglomerações. Só que a estratégia passou a ser outra: em vez de recorrer aos canais oficiais de venda, as pessoas passaram a buscar um site gringo, desconhecido do grande público: o StubHub. E não foi pouco: o crescimento das pesquisas online pelo site cresceu 400%, informou o Google.

Esse índice foi o dobro da alta nas buscas feitas pelo site Ingresso Rápido, que vendeu os ingressos para os shows da dupla.

Quando uma dupla famosa que não apresenta há tempos volta a fazer shows, é de se esperar que as pesquisas pelas músicas dela voltem com força, certo? Errado. Ainda que o retorno de Sandy & Junior aos palcos tenha disparado uma onda de nostalgia, nada foi mais intenso do que as buscas pelo site de revenda.

As pesquisas a respeito do StubHub eram as que mais cresceram quando o assunto era a dupla de cantores. Tudo isso ocorreu nas 24h que antecederam o início das vendas em lojas físicas, que abriram às 11h desta sexta-feira (22).

As principais perguntas feitas pelos brasileiros ao buscar por StubHub eram:

  1. O StubHub é confiável?
  2. O StubHub é seguro?
  3. O que é o StubHub?

Vamos começar pela última questão. O StubHub é uma plataforma de revenda de ingressos do eBay, a gigante norte-americano do comércio eletrônico. O negócio do site não é vender diretamente os ingressos, mas, sim, oferecer um canal entre um vendedor e um comprador.

Algumas pessoas não entenderam isso e colocaram a boca no trombone no Reclame Aqui. "O site stubhub.com.br está praticando a maior falta de respeito que eu já conheci como consumidora", escreveu uma fã de Sandy & Junior.

"A impressão que dá é que eles compraram os ingressos do Brasil inteiro e estão triplicando o valor. Tem meia entrada de R$ 580", continuou. A meia entrada era vendida por R$ 70.

Há explicação para isso. São os vendedores que estabelecem os preços, não o site ou o canal de venda oficial. Por isso, os valores cobrados podem ser diferentes do que os do Ingresso Rápido. O StubHub sustenta seu negócio ao ficar com 15% do valor do ingresso vendido por meio da plataforma.
São os vendedores também que fornecem detalhes sobre os tíquetes, como número do assento, fila e horário do evento.

Mas o StubHub é seguro? Confiável? A ferramenta do eBay tem algumas políticas para evitar problemas. Ela exige que os ingressos sejam enviados até 72 horas após a compra.

Os vendedores podem ser punidos caso a venda possua alguma falha, tais como tíquete não enviado ou que contenha alguma inconsistência com o anúncio de venda (assento ou fila diferente, por exemplo). Se isso ocorrer, o vendedor tem de pagar uma indenização ao comprador. Esse valor é a diferença entre os preços do ingresso oferecido nas condições anunciadas e aquele que de fato foi enviado ao comprador. A multa é de, no mínimo, R$ 150.

Há situações, no entanto, que não são controladas pelo vendedor, como cancelamentos ou remarcações de shows. Nesses casos, o StubHub assume o compromisso de substituir os ingressos comprados por outros. Se não tiver jeito, reembolsa o cliente.