Topo

Curiosidades de tecnologia


O que é substantivo? Sim, brasileiro busca muito o que a palavra significa

Getty Images/iStockphoto
"O que é substantivo" foi uma expressão buscada 65 mil vezes no Google em 2018 Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-04-09T04:00:00

09/04/2019 04h00

Se você veio parar aqui procurando a definição de "substantivo", vamos lá:

Substantivo é qualquer palavra que usamos para dar nome às coisas. É, segundo o dicionário Michaelis, a "classe de palavras com que nomeamos os seres em geral, ações, estados e noções ('Luciana', 'Brasil', 'livro', 'peixe', 'corrida, 'alegria', 'largura' etc.)".

Há diversos tipos de substantivos: a palavra "substantivo", por exemplo, é um substantivo masculino abstrato. Já o seu nome, leitor, é um substantivo próprio. Confira aqui mais classificações de substantivos.

A palavra também pode ser usada como um adjetivo. Por exemplo, existe no campo jurídico o "direito substantivo", definido pelo Michaelis como o "direito que constitui a parte essencial da legislação ou define princípios". Na química, também segundo o dicionário, substantivo é a qualidade de um "corante que é aplicado diretamente a fibras anfotéricas, sem a necessidade da adição de mordente".

Você sabia a resposta? Se a resposta for sim, parabéns! Mas, muita gente não sabe: em 2018, o significado da palavra foi um dos mais procurados pelos brasileiros no Google.

No ano passado, o mecanismo de pesquisas teve que responder 65 mil vezes à questão "o que é substantivo", segundo um levantamento da empresa de marketing digital SEMrush sobre os principais termos que os brasileiros procuram no Google precedidos por "o que é".

Usar a expressão "o que é" em uma busca do Google é uma forma eficiente de tirar dúvidas ou achar significados de palavras.