Justiça holandesa quer que Papai Noel deixe de ter ajudantes negros
A justiça holandesa determinou nesta quinta-feira (3) que a figura do "Zwarte Piet" (Pedro Preto), um ajudante do Papai Noel, representa um "estereótipo negativo para as pessoas de pele negra".
De acordo com uma tradição holandês, o Papai Noel chega no terceiro domingo de novembro a bordo de um trenó cheio de presentes e acompanhado de 40 ajudantes de pele negra e lábios vermelhos usando trajes medievais, os chamados "Zwarte Pieten".
Os críticos dessa tradição consideram que a figura tem conotação racista.
Os juízes pediram ao prefeito de Amsterdã que busque uma solução que seja do interesse de todos e que não prejudique o desfile de Natal na capital holandesa.
O recorrente debate sobre o caráter supostamente racista da personagem ganhou intensidade no ano passado, depois do anúncio da abertura de uma investigação por parte do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.
A própria população fez várias sugestões, como pintar o rosto dos "Zwarte Pieten" de verde. Mas muitos holandeses se opõem a qualquer mudança na tradição do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.