Topo

Irã suspende todos os voos de Antonov 140 após acidente de avião

Em Teerã

10/08/2014 14h43

O presidente iraniano Hassan Rohani ordenou a suspensão de todos os voos dos aviões Antonov 140 fabricados no Irã depois do acidente aéreo que neste domingo (10) causou 39 mortos e 9 feridos.

"O presidente pediu ao ministro dos Transportes um relatório completo e, à espera do estudo, ordenou a suspensão de todos os voos deste tipo de avião", informou a agência Irna.

Trinta e nove pessoas morreram neste domingo na queda de um avião da companhia aérea iraniana perto do aeroporto de Teerã, em mais um acidente que se soma à longa lista de tragédias aéreas registrada este ano.

O avião, um Antonov 140, que acabava de decolar do aeroporto Mehrabad da capital iraniana, se dirigia para a cidade de Tabass (leste).

O aparelho caiu no bairro residencial de Azadi, um setor reservado a militares e suas famílias, a menos de 5 km do aeroporto.

O Antonov 140 é um modelo construído sob licença no Irã.

Trata-se de uma aparelho pequeno e destinado para uso regional, com uma autonomia de 2.400 km. Pode levar até 52 pessoas. As companhias aéreas iranianas são um dos maiores clientes deste tipo de avião.

As sanções impostas pelos Estados Unidos e os países europeus impedem ao Irã de comprar peças de reposição ou aviões ocidentais para renovar sua antiga frota.