PUBLICIDADE
Topo

França e Alemanha pressionarão por centros de controle em fronteiras da UE

14/09/2015 09h11

Saint-Loup-sur-Semouse, França, 14 Set 2015 (AFP) - França e Alemanha pressionarão nesta segunda-feira em Bruxelas para que sejam instalados centros de controle nas fronteiras da União Europeia, a fim de que a Europa possa fazer suas fronteiras serem respeitadas, declarou nesta segunda-feira o presidente francês, François Hollande.

"Atuaremos de modo que sejam emitidas hoje mesmo conclusões que façam com que a Europa possa respeitar e ter suas fronteiras respeitadas", disse Hollande poucas horas antes de uma reunião em Bruxelas de ministros europeus do Interior e de Justiça consagrada à crise migratória.

"Concretamente, isso quer dizer centros de registro em Grécia, Itália, Hungria, para evitar o que está ocorrendo hoje. Isso é o que França e Alemanha vão fazer prevalecer", prosseguiu o presidente francês.

A reunião de Bruxelas é realizada um dia após a Alemanha restabelecer o controle de suas fronteiras para conter o fluxo de dezenas de milhares de refugiados, suspendendo a livre circulação do espaço europeu de Schengen.

França e Alemanha defendem o princípio de um mecanismo obrigatório de divisão dos solicitantes de asilo entre os países da UE, ao qual se opõem vários países do leste da Europa, entre eles Hungria, Polônia, Eslováquia e República Tcheca.

swi-bpa-mc/meb/ma