Topo

Chuvas deixam quatro mortos, inundações e pertubações na Europa

31/05/2016 14h58

Lille, França, 31 Mai 2016 (AFP) - As fortes chuvas fizeram nos últimos dias quatro mortos e uma dezena de feridos na Alemanha, e provocaram inundações e perturbações na França e na Bélgica, com estradas bloqueadas, casas inundadas e até mesmo uma prisão evacuada.

Na Bélgica, a chuva que caiu em alguns lugares nas últimas 24 horas equivale a um mês e meio de precipitação, segundo o Instituto Real de Meteorologia (IRM).

Na cidade flamenga de Roeselare, os bombeiros receberam entre 1.200 e 1.300 alertas de casas inundadas, informou a agência de notícias Belga.

Na aldeia de Vezon, perto de Tournai (oeste), várias ruas ficaram inundadas sob mais de um metro de água e lama que deslizou dos campos vizinhos. Também na região de Tournai, o acesso a estradas e rodovias tiveram que ser temporariamente fechado.

Na França, a mesma situação no norte e centro. Entre segunda à noite e terça-feira de manhã, os bombeiros responderam a mais de 4.500 chamadas, segundo as autoridades.

Foram registrados até 100 mm de chuva, ou 100 litros de água por metro quadrado ao sul de Paris, onde um colégio e uma escola foram evacuados.

No oeste, a auto-estrada A10, que liga Paris a Bordeaux, foi fechada ao tráfego próximo a Orleans. Não muito longe desta cidade, na prisão de Saran, alguns presos foram transferidos para outras prisões durante a noite e pela manhã. Ao meio-dia, foi realizada uma evacuação completa dos dois edifícios da prisão, segundo fontes presidiárias.

No centro-leste, cerca de 80 estradas estão bloqueadas, dez escolas fechadas e o transporte escolar interrompido.

Em Paris, o rio Sena atingiu 3,46 m, um nível comum no inverno, mas raro no final de maio.

Em outubro, 20 pessoas morreram na Riviera Francesa em inundações devido ao mau tempo.

Na Alemanha, quatro pessoas morreram e uma dezena ficaram feridas no domingo e na madrugada desta segunda-feira no sul da Alemanha em consequência das fortes chuvas que provocaram grandes inundações, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira.

Em Schwäbisch Gmünd, uma cidade próxima a Stuttgart (sudoeste), um bombeiro voluntário morreu ao tentar socorrer um homem que se afogou em uma passagem subterrânea ferroviária inundada, indicaram os serviços da cidade. Uma unidade especial da polícia encontrou os dois corpos nesta segunda-feira.

Mais ao norte, em Weissbach, um homem de 60 anos morreu afogado em uma garagem subterrâneo inundada.

Também na tarde de domingo, uma adolescente de 13 anos, que se refugiou sob uma ponte ferroviária, foi atropelada por um trem e morreu na linha entre Schorndorf e Urbach.

Um menino de 12 anos que a acompanhava saiu ileso, mas precisou ser atendido por uma equipe de psicólogos, segundo a polícia de Aalen.

O ministério regional de Bade-Wurtemberg citou uma dezena de feridos.

bur-prh/bds/mr/mvv