Topo

Japonês evita ataque de urso com golpes de caratê

Exemplar de urso preto asiático - Raymond Roig/AFP
Exemplar de urso preto asiático Imagem: Raymond Roig/AFP

Em Tóquio

02/09/2016 10h34

Um japonês que se deparou com um urso negro asiático conseguiu afugentar o animal graças aos seus conhecimentos de caratê, informaram nesta sexta-feira (2) os meios de comunicação locais.

O homem de 63 anos estava na quinta-feira pescando tranquilamente em um rio em plena montanha quando foi atacado por um urso de aproximadamente 1,90 m de altura, explicou.

"O urso era tão forte que me derrubou", explicou Atsushi Aoki à rede de televisão Tokyo Broadcasting System. "Eu me virei e me mordeu aqui", acrescentou mostrando sua perna.

Em vez de fugir, o pescador adotou uma posição de ataque, com o punho direito estendido, e atingiu o animal como pôde. O urso saiu correndo.

"Pensei: 'ou eu o mato, ou ele me mata'", disse Aoki à rede pública NHK.

O pescador voltou ao seu carro e se dirigiu a um hospital em Gunma, a noroeste de Tóquio, apesar dos vários ferimentos sofridos.

"Chegou por seus próprios meios ao hospital, sem esquecer seu botim de pesca", disse um policial.

No entanto, as autoridades japonesas não recomendam as artes marciais em caso de encontro com um dos muitos ursos selvagens do arquipélago.

As recomendações são de carregar uma campainha presa à mochila para que o ruído afugente os animais e de evitar um contato visual se ficarem diante de um urso.

Quatro pessoas morreram durante o ano por ataques de ursos no Japão.

Sueco ruge como animal e escapa de ataque de urso

UOL Notícias