Mergulhador diz que tubarão que invadiu gaiola no México é animal "adorável"

Em Xangai

O mergulhador que passou vários segundos em uma jaula com um grande tubarão branco diante da costa do México -- cujo vídeo deu a volta ao mundo --, não ficou traumatizado com seu encontro com o predador, um animal "adorável", disse à agência de notícias AFP.

De volta à China, Chan Ming, um cidadão de Hong Kong de 51 anos, relatou sua aventura, quando um tubarão, atraído por uma isca, se lançou em alta velocidade contra a jaula metálica de observação na qual se encontrava, sozinho.

Johannes Eisele/ AFP
Chan Ming, que estava na jaula invadida por tubarão branco durante mergulho na ilha Guadalupe, no México, assiste ao vídeo

Ming, que trabalha em uma agência de publicidade em Xangai, disse que se esforçou para manter a calma "porque disse a mim mesmo que se entrasse em pânico seria terrível".

"O grande tubarão branco estava entrando na jaula, tinha a cabeça presa entre as grades, e eu pensava: 'ei, nem pense em entrar aqui'", disse.

No vídeo, assistido mais de 15 milhões de vezes no YouTube, é possível ver o tubarão avançar contra a jaula, abrindo um buraco, antes de voltar a sair, ensanguentado, através de uma entrada superior que um membro da tripulação do barco abriu.

Assista ao vídeo da invasão do tubarão na gaiola

  •  

Vinte segundos depois da saída do animal, Chang Ming deixa a jaula, ileso.

O incidente ocorreu no dia 4 de outubro e não o impediu de voltar ao mar no dia seguinte.

"Continuo pensando que o tubarão, o grande tubarão branco, é um animal magnífico, magnífico e adorável ao mesmo tempo", disse.

A empresa Solmar V Luxury Live Aboard, que organiza este tipo de encontros no mar com tubarões, disse que o animal não sofreu ferimentos graves ao atravessar as barras da jaula.

Incidentes como este são muito raros, informou a empresa em um comunicado, acrescentando que a partir do ocorrido reforçou a segurança das jaulas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos