Topo

Acidente entre trens no Irã deixa mais de 30 mortos

Em Teerã

25/11/2016 14h15

Ao menos 31 pessoas morreram nesta sexta-feira em um choque de trens no norte do Irã, anunciou o governador da província de Semnan à TV pública Irib.

Segundo o chefe dos serviços de emergência, por sua vez, Hossein Kulivand, citado pela agência estatal Isna, o acidente deixou 35 mortos e 80 feridos.

"Mais de 70 pessoas pessoas foram hospitalizadas", acrescentou Mohamad Reza Khabaz.

As autoridades acreditam que o balanço de mortos pode aumentar.

Um trem que cobria o trajeto entre Tabriz (noroeste) e Mashhad (nordeste) estava parado numa estação provavelmente devido a um problema técnico, quando houve o impacto de uma segunda composição.

Dois vagões do trem Tabriz-Mashhad se incendiaram e quatro vagões do outro tem descarrilaram, segundo as imagens difundidas pela tv.

"Estava dormindo quando fomos retirados do vagão em chamas", contou à TV iraniana um dos passageiros hospitalizados.

Os bombeiros e os serviços de socorro, principalmente a Crescente Vermelho, combateram as chamas e resgataram feridos durante várias horas.

"Por causa das dificuldades de acesso à região montanhosa e afastada onde ocorreu a colisão, apenas nosso helicóptero pôde chegar ao local do acidente para evacuar os feridos", indicou o diretor da Crescente Vermelha na província de Semnan, Hasan Shokrollahi.

A linha ferroviária que liga Teerã a Mashhad, e que passa pelo local do acidente, ficou fechada enquanto os investigadores determinavam as causas da catástrofe, explicou Sadegh Sokri, um porta-voz da companhia ferroviária nacional.

O presidente Hassan Rouhani exigiu uma investigação imediata das razões e eventuais culpados do acidente.

"Devem ser tomadas todas as medidas preventivas para evitar volte a ocorrer um acidente assim", escreveu em uma carta dirigida a seu primeiro vice-presidente Eshaq Jahangiri.

Em junho de 2014, na linha Teerã-Mashhad, duas pessoas morreram e trinta ficaram feridas no choque de um trem de mercadorias com um trem de passageiros.

Em julho passado, cerca de trinta pessoas ficaram feridas em uma colisão entre um trem e um caminhão perto do Mar Cáspio, na província de Mazandaran (norte), o quarto choque deste ano entre um trem e outro veículo.

Mesmo assim, os acidentes de estrada continuam sendo os mais mortais no país.

Durante o ano passado iraniano (março de 2015 - março de 2016), cerca de 16.000 pessoas perderam a vida nas estradas iranianas.