Canadá evacua 10.000 pessoas na Colúmbia Britânica por incêndios

Montreal, 10 Jul 2017 (AFP) - Milhares de pessoas foram evacuadas nesta segunda-feira na Colúmbia Britânica, três dias depois de declararem estado de emergência pelos incêndios florestais que atingem esta província do oeste do Canadá.

Depois de três semanas de seca e fortes ventos que impulsionaram o fogo na direção das casas, várias cidades do planalto Fraser, no centro da província, foram evacuadas.

O fogo obrigou cerca de 10.000 pessoas a deixarem os seus lares no início do fim de semana, informou o centro de coordenação do Corpo de Bombeiros, citado pela emissora canadense CBC.

"Tivemos 140 incêndios que começaram somente na sexta-feira. Cerca de 100 no sábado", disse Kevin Skrepnek, porta-voz desse centro, ao ser entrevistado pela CBC.

"Infelizmente, esperamos condições de calor e de seca em um futuro previsível", indicou.

Cerca de 240 pontos de incêndio continuavam no domingo à tarde, 27 deles declarados no mesmo dia, afirmaram as autoridades.

Os habitantes fugiram dos incêndios florestais, particularmente os violentos na região de Kamloops e Cariboo, e se dirigiram para Príncipe George, no norte, onde as escolas foram equipadas como abrigos.

Centenas de bombeiros das províncias vizinhas foram enviados para apoiar outros mil que combatem os incêndios, que aumentam a cada dia.

O ministro de Segurança Pública anunciou no domingo a aprovação de um plano de ajuda federal e 100 milhões de dólares canadenses prometidos pela província para ajudar as vítimas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos