Topo

Porto Rico fica devastado após passagem do furacão Maria

Homem passa em frente a uma casa inundada e destruída pelo furacão Maria em Cataño, em Porto Rico - Hector Retamal/AFP
Homem passa em frente a uma casa inundada e destruída pelo furacão Maria em Cataño, em Porto Rico Imagem: Hector Retamal/AFP

22/09/2017 09h06

Porto Rico, devastado pela passagem do furacão Maria, avaliava nesta sexta-feira (22) a dimensão dos danos causados pelas tempestades, que deixaram mais de 20 mortos no Caribe e este território autônomo dos Estados Unidos sem eletricidade e incomunicável.

Segundo o mais recente balanço, 13 pessoas morreram e 700 foram resgatadas em Porto Rico.

O furacão, agora rebaixado para categoria 3 --depois de atingir a categoria máxima de 5-- deixou duas vítimas fatais em Guadalupe, 15 em Dominica, 13 em Porto Rico e três no Haiti.

Mas é em Porto Rico que a situação é mais grave.

O furacão Maria causou fortes estragos na cidade de Cataño; ao menos 13 pessoas morreram e 700 foram resgatadas no país caribenho - Hector Retamal/AFP - Hector Retamal/AFP
Fortes estragos foram registrados na cidade de Cataño; ao menos 13 pessoas morreram no país por conta da passagem do furacão Maria
Imagem: Hector Retamal/AFP
Estão previstas chuvas torrenciais que agravarão as inundações no território de 3,4 milhões de habitantes, que poderão ficar sem eletricidade durante vários meses e com uma rede de telecomunicações quase totalmente destruída.

O presidente americano Donald Trump declarou o território "zona de grande desastre", o que libera fundos ilimitados de ajuda federal para a ilha.

"Porto Rico está totalmente devastado e em um estado muito delicado", explicou Trump na quinta-feira (21).

O governador Ricardo Rosselló alertou que as coisas podem ficar piores.

Casa fica totalmente devastada após passagem do furacão Maria, em Cataño, em Porto Rico - Hector Retamal/AFP - Hector Retamal/AFP
Casa fica totalmente devastada após passagem do furacão Maria, em Cataño, em Porto Rico
Imagem: Hector Retamal/AFP
"O que provoca mais mortes neste tipo de evento é a chuva", explicou, recordando que a ilha sofre com as chuvas deixadas pela cauda de Maria, apesar de o olho do furacão já estar quilômetros mar adentro.

"Antecipamos que seria o maior desastre do século em Porto Rico e efetivamente assim o foi", acrescentou Rosselló.

Água até o segundo andar

Um vídeo difundido nas redes sociais por uma moradora do bairro de Toa Baja mostra a água invadindo o segundo andar de sua casa.

"Estamos presos, Deus nos ajude. Não podemos fazer nada", lamenta a mulher. "Não podemos subir no telhado por causa do vento, vejam as ondas", acrescenta.

Durante a noite, dezenas de famílias foram resgatadas deste bairro, um subúrbio da capital de San Juan, que inundou quando um lago transbordou.

"Todos nós vivemos a pior noite de nossa vida, mas os borícuas têm uma grande força interior", comentou, por sua vez, Iris Rivera, de 53 anos, habitante da capital. "Todo mundo está ajudando a limpar, a organizar o trânsito, a apoiar seu vizinho".

Em Ocean Park, uma zona turística de San Juan, também está debaixo da água. Residentes presos no segundo andar de suas casas observam a indunação, enquanto outros, em botes e caiaques, verificam se seus vizinhos estão bem.

Vários comércios foram saqueados e não se via muita presença policial, apesar de o governo informar sobre várias prisões.

O governo declarou toque de recolher noturno e estendeu até a Lei Seca até sábado.

"A San Juan que conhecíamos desapareceu", afirmou a prefeita da capital, Carmen Yulin Cruz, que alertou que a ilha poderá ficar privada de eletricidade de quatro a seis meses.

Inundações em Dominicana

Enquanto isso, na República Dominicana, o furacão deixou sem energia 140.000 pessoas e causou inundações devido à cheia dos rios.

O Centro de Operações de Emergência (COE) ordenou a evacuação obrigatória em 26 das 32 províncias do país e mais de 17.000 pessoas foram evacuadas.

Em Punta Cana, na República Dominicana, terremoto causou destruição e inundações - Ricardo Rojas/Reuters - Ricardo Rojas/Reuters
Em Punta Cana, na República Dominicana, terremoto causou destruição e inundações
Imagem: Ricardo Rojas/Reuters
Quase 3.000 moradias reportaram danos e, segundo o COE, 15 comunidades ficaram isoladas pelas cheias dos rios e uma ponte desabou.

Maria já se afastou de Porto Rico na noite de quinta, mas seu campo nebuloso continua causando chuvas e ventos em quase todo o país.

Em seu mais recente boletim, o Centro Nacional de Furacões situou Maria 145 Km a nordeste de Punta Cana, viajando lentamente (a 15 Km/h) rumo às ilhas Turkos e Caicos.