Topo

Vulcão que causou tsunami na Indonésia perde 2/3 de sua altura

23.dez.2018 - Foto aérea mostra o vulcão Anak Krakatau em erupção, uma das causas do tsunami que atingiu a Indonésia - Nurul Hidayat/AFP
23.dez.2018 - Foto aérea mostra o vulcão Anak Krakatau em erupção, uma das causas do tsunami que atingiu a Indonésia Imagem: Nurul Hidayat/AFP

29/12/2018 08h30

O vulcão Anak Krakatoa, que causou o tsunami que deixou mais de 400 mortos na semana passada na Indonésia, perdeu dois terços de sua altura após a erupção causadora da tragédia, afirmou neste sábado (29) uma fonte oficial.

Uma análise visual realizada pela Agência de Vulcanologia da Indonésia chegou a essa conclusão: o Anak Krakatoa, antes com 338 metros de altura, agora mede apenas 110 metros.

Parte da cratera desabou no oceano após a erupção, provocando o tsunami.

A agência indonésia estima que entre 150 e 180 milhões de metros cúbicos de rocha e cinzas caíram no mar.

"O Anak Krakatoa é agora muito menor", disse um diretor da instituição à AFP.

Imagens de satélite feitas antes e depois da erupção pela agência espacial japonesa mostram que 2 km2 da ilha vulcânica onde o Anak Krakatoa está localizado foram engolidos pelas águas.

Segundo as autoridades, 426 pessoas morreram na catástrofe. Mais de 40.000 pessoas foram evacuadas por medo de um novo tsunami, enquanto o Anak Krakatoa ainda está ativo.