Topo

Estudantes se figem de mortos ante a ONU para protestar contra mudança climática

15/03/2019 13h13

Nova York, 15 Mar 2019 (AFP) - Segurando cartazes que diziam "Nós estamos falhando" ou "não há planeta B", cerca de 50 estudantes nova-iorquinos se fingiram de mortos nesta sexta-feira em frente à ONU para exigir ações urgentes contra o aquecimento global.

"Hoje os jovens dos Estados Unidos declaram o fim da era da negação da mudança climática (...) Pedimos aos líderes para agir com urgência", disse Villasenor Alexandria, uma das organizadoras do protesto, de 13 anos.

Veja também

Estudantes de todo o mundo, de Hong Kong a Madri passando por Kampala, faltaram as aulas nesta sexta-feira para participar de uma greve estudantil internacional, liderada pela adolescente sueca Greta Thunberg para denunciar a falta de ação dos governos.

Em Nova York, o primeiro de vários protestos planejados ocorreu em frente à sede das Nações Unidas, onde, há várias semanas, toda sexta-feira, estudantes como Villasenor se reúnem para manifestar pelo planeta.

"Quando os adultos agem como crianças, as crianças devem agir", diz o cartaz de uma das adolescentes na calçada.

O presidente Donald Trump nega o aquecimento climático e retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, que visa impedir o aumento da temperatura do planeta.

"Peço aos políticos que reflitam sobre que vai acontecer quando já não estiverem aqui, e sobre as crianças que sofrerão por causa de suas decisões", disse à AFP Emma Rose Turoff, de 15 anos.

Cerca de 2.000 manifestações estudantis estão planejadas ou já estão acontecendo nesta sexta-feira em 123 países, segundo o site da campanha FridaysForFuture.

Apesar de 30 anos de alertas sobre as sérias consequências do aquecimento global, as emissões de dióxido de carbono atingiram níveis recordes em 2017 e 2018.

O Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC) advertiu em outubro que apenas uma transformação completa da economia global e dos hábitos dos consumidores poderia impedir uma catástrofe climática.

lbc/ll/mr

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estudantes se figem de mortos ante a ONU para protestar contra mudança climática - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias