Topo

Oposição canadense pede para Trudeau endurecer tom contra a China

29/06/2019 17h17

Montreal, 29 Jun 2019 (AFP) - O líder do principal partido da oposição canadense pediu para o primeiro-ministro, Justin Trudeau, ser mais duro com Pequim e adotar represálias para solucionar a disputa entre os dois países e garantir a libertação dos canadenses presos na China.

"Mais uma vez, peço para Justin Trudeau responder energicamente às transgressões da China e enviar a seguinte mensagem: o Canadá não se deixará ser pisado", disse Andrew Scheer, cujo partido conservador lidera as pesquisas de intenção de voto nas pesquisas para eleições parlamentares de outubro.

Veja também

As relações entre China e Canadá atravessam uma grave crise desde a prisão, em dezembro, em Vancouver de uma executiva da gigante chinesa Huawei, Meng Wanzhou, a pedido dos Estados Unidos. A Justiça americana lhe acusa de driblar sanções contra o Irã.

Desde a prisão, as autoridades chinesas prenderam dois canadenses por suspeita de espionagem e bloquearam as importações de produtos agrícolas canadenses. Pequim diz que essas medidas não estão relacionadas ao caso da Huawei.

Scheer pediu ao primeiro-ministro para "aumentar o número de inspeções" sobre as importações chinesas, para "rever todos os investimentos" e para considerar "represálias tarifárias" sobre as compras daquele país.

"Enquanto o governo chinês tiver nossas exportações e nossos cidadãos como reféns (...) não temos escolha senão contra-atacar", disse Scheer em um comunicado.

ps/AB/mls/gma

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Oposição canadense pede para Trudeau endurecer tom contra a China - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional