Topo

Emigrantes do 'Open Arms' desembarcam em Lampedusa

20/08/2019 20h58

Roma, 20 Ago 2019 (AFP) - Os mais de 80 emigrantes resgatados pelo navio humanitário espanhol "Open Arms" começaram a desembarcar, na noite desta terça-feira, na ilha italiana de Lampedusa, após a procuradoria do país ordenar a operação e a apreensão da embarcação.

Ancorados desde a quinta-feira passada a centenas de metros da costa, os migrantes não tinham conseguido chegar à terra devido à recusa de Roma em permitir o desembarque, apesar da existência de um acordo de seis países europeus (Espanha, França, Alemanha, Portugal, Luxemburgo e Romênia) para hospedá-los.

Veja também

As emissoras de televisão italianas mostraram as imagens dos emigrantes descendo do navio, atracado no porto de Lampedusa, na noite desta terça.

Após uma inspeção da polícia judiciária com dois médicos, o promotor de Agrigento (Sicília), Luigi Patronaggio, decidiu que os resgatados deveriam ser desembarcados na pequena ilha siciliana, dada a situação tensa a bordo, apesar da informação de que o governo espanhol havia decidido enviar um navio militar para buscá-los.

A bordo do "Open Arms", da ONG espanhola de mesmo nome, havia 147 migrantes quando chegou ao litoral italiano, que ficaram reduzidos a pouco mais de 80 após o desembarque de dezenas de menores de idade e doentes nos últimos dias.

Alguns dos migrantes estavan embarcados há 19 dias, igualando o recorde dos 32 estrangeiros resgatados pelo "SeaWatch3" e que desembarcaram em Malta em janeiro passado.

O navio patrulha espanhol "Audaz", enviado por Madri, partiu às 18H30 locais (13h30 de Brasília) da base de Rota (sul), com 62 pessoas a bordo.

Após contato da AFP, o governo espanhol não informou se o barco enviado retornaria ao país ou por conta da decisaão da procuradoria italiana.

emi-mg/du/mb/jvb/jz/sgf/lca

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Emigrantes do 'Open Arms' desembarcam em Lampedusa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias