Topo

ONU pede à Grécia que melhore condições nos acampamentos de migrantes

27/11/2019 12h19

Ile de Lesbos, Grèce, 27 Nov 2019 (AFP) - A Grécia deve atuar para melhorar as condições inaceitáveis nos acampamentos de migrantes superlotados, insistiu nesta quarta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em visita à ilha de Lesbos.

"Essas condições de vida exigem melhorias urgentes", disse o chefe do Alto Comissário para Refugiados, Filippo Grandi, depois de visitar o campo de Moria, onde há 13.000 migrantes, o triplo de sua capacidade.

Relacionadas

"Seja qual for a situação dessas pessoas, não podemos aceitar que elas vivam em condições tão miseráveis, expostas à violência e à exploração", acrescentou o funcionário, que faz uma visita de dois dias à Grécia, a principal porta de entrada para os migrantes da Europa.

Sua visita acontece no momento em que o governo grego anuncia um vasto programa de revisão dos campos de requerentes de asilo nas cinco Ilhas do Mar Egeu, as mais expostas, devido à sua proximidade com a Turquia.

Segundo as autoridades gregas, atualmente existem mais de 39.000 requerentes de asilo nas ilhas de Lesbos, Samos, Chios, Leros e Cos, e ainda chegam centenas diariamente.

O governo conservador de Kyriakos Mitsotakis anunciou na semana passada o fechamento dos três campos mais populosos e pouco saudáveis e sua substituição por centros fechados, para triplicar a capacidade de recepção nas ilhas de Lesbos, Samos e Quios.

Ele também prometeu o retorno à Turquia de 10.000 pessoas cujo pedido de asilo foi negado e a transferência de 20.000 solicitantes de asilo para o continente grego.

No entanto, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações, os acampamentos do continente já abrigam 22.000 pessoas e quase excedem sua capacidade.

O primeiro-ministro grego também prometeu mudar rapidamente mais de 4.000 menores desacompanhados que vivem nas Ilhas Egeias, depois de não convencer os países da UE a hospedar cerca de 3.000.

O Alto Comissariado da ONU, que deve ainda se reunir com Mitstotakis, disse que apoia totalmente esse projeto.

"As crianças que particularmente viajam sozinhas são um grupo prioritário", disse Grandi.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ONU pede à Grécia que melhore condições nos acampamentos de migrantes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias