Topo

Partidos de direita radical se unem em Israel para eleições

14/01/2020 13h58

Jerusalém, 14 Jan 2020 (AFP) - Dois partidos de direita radical anunciaram nesta terça-feira em Israel ter assinado um acordo de união para as eleições legislativas de 2 de março, um dia após o anúncio de uma aliança entre os dois principais partidos da esquerda israelense.

O partido Nova Direita do ministro de Defesa Naftali Bennett e da ex-ministra de Justiça, Ayelet Shaked, e o partido religioso União Nacional, dirigido pelo atual ministro de Transportes, Betzalel Smotrich, apresentarão uma lista comum, segundo um comunicado do primeiro.

Relacionadas

"Esta união de todas as correntes do sionismo religioso e da direita laica garante a formação de um governo de direita sólido", afirmou Shaked neste comunicado.

Os três dirigentes pediram para o ministro da Educação, Rafi Peretz, que lidera o partido Casa Judaica, outro partido da da direita religiosa, a unir-se a eles.

Os partidos políticos israelenses têm até quarta-feira à meia-noite para apresentar suas listas à comissão eleitoral.

O cenário político israelense está em plena ebulição antes das novas legislativas, convocadas após a queda do primeiro-ministro conservador Benjamin Netanyahu e de seu rival de centro, Benny Gantz, para formar um governo de coalizão, após as últimas eleições de setembro.

Para formar esta coalizão, é necessário o apoio de 61 deputados dos 120 do Parlamento.

Na segunda, o Partido Trabalhista israelense e o partido de esquerda Meretz anunciaram sua aliança de olho nas legislativas de 2 de março, para fazer frente a Netanyahu.

mib/hj/me/age/ll/cc

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Partidos de direita radical se unem em Israel para eleições - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias