Topo

Autoridades francesas autorizam comício do líder da independência catalã Puigdemont

18/02/2020 14h52

Paris, 18 Fev 2020 (AFP) - As autoridades francesas autorizaram nesta terça-feira um comício do ex-presidente separatista catalão Charles Puigdemont em 29 de fevereiro na cidade de Perpignan (sul), na qual os organizadores preveem a participação de 70.000 pessoas.

As autoridades de Perpignan se reuniram nesta terça-feira com os organizadores do comício e decidiram autorizá-lo, já que não foi comprovado que represente uma violação manifesta à ordem pública, informou à AFP a prefeitura dessa cidade próxima à Espanha.

Os organizadores esperam a participação de mais de 70.000 pessoas, muitas das quais virão do outro lado da fronteira, localizada a 25 quilômetros de distância, a bordo de centenas de ônibus.

Juntamente com Puigdemont, o ex e o atual presidente regional catalão, Artur Mas e Quim Torra também estarão em Perpignan.

Em Perpignan, "vou me sentir em casa, pisando em terras catalãs no norte da Catalunha", afirmou o líder da independência catalã em meados de janeiro, em Estrasburgo (nordeste da França).

Até então, ele havia evitado pisar em solo francês por medo de ser preso e entregue à Espanha.

Puigdemont, que deixou a Espanha no final de 2017 para evitar ações legais pela tentativa de secessão, agora tem imunidade como membro da Eurocâmara.

Sobre ele pesa uma ordem de extradição emitida pela justiça espanhola, depois de condenar outros separatistas a até 13 anos de prisão.

cor-meb/mb/aa/cc