PIB de Portugal retrocede 3,9% no primeiro trimestre do ano
Lisboa, 15 Mai 2020 (AFP) - O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminuiu 3,9% no primeiro trimestre de 2020 em comparação com os últimos três meses de 2019, e 2,4%, interanual - de acordo com uma estimativa provisória publicada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estatísticas.
O declínio da atividade econômica é maior do que o esperado pela Comissão Europeia, que apostou em uma queda de 1,8% em relação ao último trimestre de 2019. Segundo Bruxelas, Portugal deve registrar uma recessão de 6,8% este ano.
A redução interanual foi de 2,4%.
Já as exportações caíram 7,3% em relação ao último trimestre de 2019, enquanto o retrocesso interanual foi de 5,1%. A demanda doméstica se contraiu 1,9%, em comparação com os últimos três meses de 2019, e 1%, em relação ao ano anterior.
O retrocesso da atividade econômica é maior do que o previsto pela Comissão Europeia, que apostava em uma queda de 1,8% em relação ao último trimestre de 2019.
Segundo Bruxelas, Portugal deve registrar uma recessão de 6,8% neste ano, após um crescimento de 2,2% em 2019.
No final de março, o Banco de Portugal revisou para baixo suas previsões econômicas, devido à nova pandemia de coronavírus, e apontou que o país pode registrar uma recessão de entre 3,7% e 5,7% este ano.
O governo socialista, que apostava em um crescimento de 1,9% em seu orçamento para 2020, afirmou que vai esperar detalhes do plano de recuperação europeu antes de atualizar suas previsões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.