Delegação de talibãs se reúne com autoridades chinesas
Cabul, 28 Jul 2021 (AFP) - Uma delegação de talibãs se reuniu na China com o ministro das Relações Exteriores do governo de Pequim e altos funcionários da diplomacia, afirmou nesta quarta-feira à AFP um porta-voz dos insurgentes, Mohammad Naeem.
Durante a visita de dois dias, que começou na terça-feira, a delegação de nove membros liderada pelo número 2 dos talibãs, o mulá Abdul Ghani Baradar, conversou de "maneira separada" com o chanceler chinês, Wang Yi, o vice-chanceler e o representante especial para o Afeganistão, disse o porta-voz.
"O Emirado Islâmico garantiu à China que o solo do Afeganistão não será utilizado contra a segurança de nenhum país", afirmou Naeem. Ele também disse que os diplomatas chinesas "prometeram não interferir nos assuntos do Afeganistão, e sim ajudar a resolver os problemas e trazer a paz".
Desde o início de maio, os talibãs conquistaram amplas zonas rurais do Afeganistão em uma ofensiva geral contra as forças afegãs, desencadeada pela retirada das forças internacionais do país.
Sem o apoio aéreo americano, as forças afegãs oferecem pouca resistência e atualmente controlam apenas as capitais de província e as principais estradas.
emh-jds-ayv/cyb/pz/tjc/zm/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.