Ocidente quer que Rússia responda sobre envenenamento de Navalny
Haia, 5 Out 2021 (AFP) - Quarenta e cinco países, incluindo Reino Unido, Alemanha e Canadá, pediram nesta terça-feira (5) ao órgão mundial de controle de armas químicas que a Rússia forneça respostas sobre o envenenamento do opositor do Kremlin, Alexei Navalny.
A Rússia tem 10 dias para responder às perguntas feitas pelos países, de acordo com as regras da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), com sede em Haia, disseram os delegados.
Os países ocidentais acreditam que Navalny foi envenenado na Rússia com o agente neurotóxico da era soviética Novichok em agosto do ano passado. Ele foi tratado na Alemanha antes de retornar à Rússia, onde está preso.
Moscou sempre negou seu envolvimento.
"Hoje, 45 estados... Informaram ao conselho executivo da OPCW que farão formalmente perguntas à Rússia sobre o envenenamento de Navalny sob o Artigo 9 da Convenção", disse a delegação britânica em um tuíte.
"A Rússia tem 10 dias para responder", acrescentou.
O conselho executivo da OPCW, formado por 41 Estados-membros, se reúne esta semana para discutir os avanços na eliminação das armas químicas no mundo.
Os países ocidentais também pediram que a Síria, aliada da Rússia, deixe os inspetores de armas entrarem, afirmando que Damasco continuou a violar suas obrigações com a OPAQ.
jhe/dk/meb/mb/gf/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.