Príncipe Charles comparecerá à posse da primeira presidente de Barbados
Londres, 5 Nov 2021 (AFP) - O príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, comparecerá à cerimônia de posse da primeira presidente de Barbados no final de novembro, um momento simbólico para a ilha caribenha, que se liberta de sua dependência da coroa britânica.
"Sua Alteza Real visitará Barbados para marcar a transição de Barbados a uma República dentro da Commonwealth", disse seu escritório nesta sexta-feira (5) em um comunicado.
Barbados, micro-Estado caribenho independente desde 1966, celebrou em meados de outubro as primeiras eleições presidenciais de sua história, 13 meses depoiss de anunciar sua separação da Commonwaelth, o que significa se afastar da Coroa britânica.
Sandra Mason, de 72 anos, foi eleita por sufrágio universal indireto e fará seu juramento em 30 de novembro como presidente.
Até o momento, ela era governadora geral da ilha, ou seja, a representante oficial da rainha da Inglaterra.
Sendo assim, Elizabeth II perderá sua soberania sobre Barbados, um dos últimos reinos da Commonwealth, que reúne ex-colônias britânicas.
"A primeira-ministra de Barbados, a Honorável Mia Amor Mottley, convidou o príncipe (Charles), como futura chefe da Commonwealth, a ser o convidado de honra nos atos de celebração da república", diz o comunicado de Clarence House.
cdu/gmo/cal/meb/eg/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.