PIB britânico supera em novembro nível pré-covid, mas ômicron é ameaça
Londres, 14 Jan 2022 (AFP) - A economia britânica registrou crescimento de 0,9% em novembro, superando pela primeira vez seu nível pré-pandemia, mas economistas advertem que é provável que volte a retroceder, como consequência da variante ômicron do coronavírus.
Com essa alta, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido se situou, em novembro, 0,7% acima de seu nível de fevereiro de 2020, informou o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), nesta sexta-feira (14).
A economia britânica havia registrado um aumento de 0,2% em outubro, percentual revisado para cima após uma estimativa inicial de 0,1%.
O aumento de novembro foi maior do que os economistas esperavam. Eles alertam, porém, que a chegada da nova variante será sentida quando forem divulgados os números de dezembro.
"É quase certo que o PIB caiu em dezembro, porque as famílias voltaram a retrair (os gastos)" na hora de fazer passeios e compras, por conta da nova variante, explicou Samuel Tombs, da Pantheon Macroeconomics.
Tombs prevê uma queda de 0,6% em dezembro, e de 0,3%, em janeiro.
ode-acc/bl/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.