Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden diz que 'invasão' russa da Ucrânia está 'começando'

22/02/2022 19h12

Washington, 22 Fev 2022 (AFP) - O presidente americano, Joe Biden, disse nesta terça-feira (22) que a Rússia começou a invadir a Ucrânia e planeja ir muito além do que havia indicado anteriormente.

"Este é o começo de uma invasão russa da Ucrânia", disse o presidente americano, referindo-se aos planos declarados do presidente russo, Vladimir Putin, de enviar tropas para a região de Donbass.

Relacionadas

"Ele está criando um argumento para tomar mais território à força", disse Biden em pronunciamento na Casa Branca.

"E se ouvimos seu discurso na noite passada, está criando um argumento para ir mais longe", prosseguiu.

Biden afirmou que os Estados Unidos vão continuar a fornecer armas "defensivas" à Ucrânia e enviar mais militares americanos para reforçar os aliados da Otan no leste europeu.

"Autorizei novos envios de forças americanas e equipamento, já posicionados na Europa, para reforçar nossos aliados bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia", acrescentou o presidente.

Um alto funcionário do Pentágono informou que um batalhão de infantaria com cerca de 800 efetivos, atualmente posicionado na Itália, seria realocado para os países bálticos, que também vão receber 20 helicópteros de ataque AH-64 "Apache".

Além disso, oito aviões-caça de última geração F-35 serão enviados da Alemanha a "várias" localizações no "flanco leste da Otan", e outros 12 Apache, normalmente posicionados na Grécia, serão enviados à Polônia, acrescentou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

Biden destacou que os Estados Unidos não perdem a esperança de encontrar uma saída diplomática para a crise.

"Não há dúvidas de que a Rússia é o agressor, então estamos cientes dos desafios que estamos enfrentando", disse Biden.

"Contudo, ainda há tempo para evitar o pior cenário, que provocará um sofrimento indescritível a milhões de pessoas se eles se movimentarem como sugerido", acrescentou.

- Sanções -Em seu discurso, o presidente americano anunciou uma "primeira rodada" de sanções visando as finanças russas e sua elite política na esperança de que a pressão impeça uma invasão em larga escala da Ucrânia.

"Estamos implementando sanções sobre a dívida soberana russa. Isto significa que interrompemos o financiamento ocidental ao governo da Rússia", disse Biden.

Moscou "não pode mais levantar fundos no Ocidente e negociar sua nova dívida nem em nossos mercados, nem nos mercados europeus", acrescentou.

As medidas também visam o VEB (o banco público de desenvolvimento do Estado russo Vneshekonombank), e membros das "elites" do país, afirmou o presidente americano.

"Eles compartilham os ganhos corruptos das políticas do Kremlin e também devem compartilhar a dor", acrescentou.

O anúncio se seguiu ao feito mais cedo pela União Europeia de sanções próprias em um esforço coordenado do Ocidente por pressionar o presidente russo, Vladimir Putin.

Biden disse que as respostas "têm sido coordenadas estreitamente com nossos aliados e parceiros" e acrescentou: "vamos continuar a escalar as sanções se a Rússia escalar".

No entanto, a resposta de Washington não pareceu ir tão longe quanto a da União Europeia - não tão longe quanto alguns esperavam.

Biden anunciou "sanções de bloqueio total" tanto ao VEB quanto ao "banco militar" russo, que provavelmente significa que estas instituições terão seus ativos estrangeiros congelados e terão seu uso proibido no sistema financeiro americano.

Por fim, Biden disse ter "trabalhado com a Alemanha para assegurar que o gasoduto Nord Stream 2 não avance".

A Alemanha anunciou nesta terça a suspensão do projeto do gasoduto, que liga o país à Rússia e que ainda não foi posto em funcionamento.

No entanto, as penalidades afetam poucas instituições financeiras e não parecem ter cortado o país do sistema SWIFT, usado para movimentar dinheiro ao redor do globo.

Nem Biden recorreu a controles de exportação, o que poderia cortar o acesso de companhias russas a equipamentos chave de alta tecnologia e software, que alguns analistas apontavam como uma possibilidade.

sms/pmh/sw/mvv

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Biden diz que 'invasão' russa da Ucrânia está 'começando' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias