Topo

Esse conteúdo é antigo

Pentágono adverte que será difícil desalojar Rússia do Donbass

19/05/2022 17h39

Washington, 19 Mai 2022 (AFP) - O Pentágono advertiu nesta quinta-feira (19) que, apesar do sucesso das forças ucranianas em Kharkiv (nordeste), o exército russo está consolidando sua posição no Donbass e no sul do país, razão pela qual o conflito pode durar muito tempo.

As forças russas continuam enfrentando problemas de coesão, de moral entre os soldados e de logística, disse à imprensa um alto funcionário americano da Defesa, sem confirmar os expurgos no comando militar russo mencionados por Londres.

Relacionadas

Mas, acrescentou, "vamos ser muito prudentes em nossas previsões".

"Estamos absolutamente determinados a fazer tudo para ajudar os ucranianos a se defenderem, inclusive sua formação no uso das capacidades que estamos proporcionando", continuou o alto funcionário, que pediu para ter a identidade preservada.

"Eles atuam muito bem no campo de batalha, não têm problemas de coesão, nem comando, sua logística e suas provisões são realmente históricas", acrescentou.

"Mas os russos continuam dispondo de uma parte importante das capacidades que tinham acumulado desde o outono" nas fronteiras da Ucrânia, destacou.

"A capacidade de combate não é suficiente para vencer uma guerra: é preciso ter a vontade de lutar, ter um bom comando", ressaltou. Mas apesar de tudo, "continuamos pensando que este conflito vai durar".

O exército russo, que agora concentra seus esforços no sul da Ucrânia para construir uma ponte que ligue o território russo à península da Crimeia, anexada em 2014, assumiu o controle do porto de Mariupol, após a rendição dos soldados ucranianos que defendiam a siderúrgica de Azovstal.

sl/dax/dem/yow/mvv

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pentágono adverte que será difícil desalojar Rússia do Donbass - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias