Topo

Esse conteúdo é antigo

G7 vai reforçar pressão econômica contra a Rússia

27/06/2022 06h33

Castelo de Elmau, Alemanha, 27 Jun 2022 (AFP) - Os países do G7, reunidos na Alemanha para um encontro de cúpula, pretendem reforçar a pressão econômica contra a Rússia, em particular a partir de um "mecanismo para impor um teto a nível mundial ao preço do petróleo russo", disse uma fonte da Casa Branca nesta segunda-feira.

"Ainda estamos nas discussões finais com nossos colegas do G7 para concluir este tema", disse a fonte do governo americano à margem da reunião de cúpula, no sul da Alemanha, das sete potências mais ricas do planeta.

Relacionadas

"Estamos muito perto de que os líderes do G7 decidam dar uma instrução urgente a seus ministros para impor um teto aos preços do petróleo russo", explicou.

Este mecanismo, que ainda não está detalhado, pode passar pelos "serviços" que a exportação implica, indicou a fonte, que pediu anonimato.

O conceito diz respeito ao transporte por navios e aos contratos de seguro sobre as cargas de petróleo.

A estratégia pretende frear a receita do governo do presidente russo Vladimir Putin e, ao mesmo tempo, amortecer o impacto da guerra na Ucrânia nos preços da gasolina, que registram forte alta em todo o mundo.

O grupo de países mais ricos do mundo vai "continuar restringindo o acesso da Rússia a recursos industriais cruciais", em particular no setor de defesa, de acordo com a mesma fonte, que explicou que a estratégia também pretende atingir "de forma agressiva" as grandes empresas públicas russas.

Isso significa que as empresas não poderão importar mais produtos dos Estados Unidos, especificamente componentes eletrônicos.

O G7 também quer estabelecer uma "coordenação para utilizar as tarifas de importação sobre os produtos russos para ajudar a Ucrânia", começando com tarifas mais elevadas, afirmou a fonte.

aue/mat/pz/mar/zm/fp

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

G7 vai reforçar pressão econômica contra a Rússia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias