Topo

Esse conteúdo é antigo

G7 endurece posição sobre a China

28/06/2022 12h26

Castelo de Elmau, Alemanha, 28 Jun 2022 (AFP) - Os líderes do G7 acusaram nesta terça-feira (28) a China de práticas comerciais "sem transparência" e que "distorcem a economia gobal", em uma declaração conjunta divulgada ao final de sua cúpula na Alemanha.

Os dirigentes da Alemanha, Reino Unido, Japão, França, Canadá, Estados Unidos, Itália entraram em consenso sobre a ameaça representada pela China após três dias de reuniões.

Relacionadas

Os Estados Unidos há muito tempo consideram que as práticas chinesas beneficiam as empresas de Pequim em detrimento das estrangeiras.

Mas a Alemanha, a maior economia da União Europeia e cujo principal parceiro comercial é a China, sempre descartou endurecer o tom contra o gigante asiático por medo de retaliação econômica.

No entanto, a invasão da Ucrânia pela Rússia e a recusa da China em se distanciar do presidente russo, Vladimir Putin, aproximaram as posições das sete maiores economias ocidentais.

Em comunicado conjunto, os países afirmam que buscarão "reduzir a dependência estratégica" da China, já que suas políticas "não são orientadas para o mercado" e suas práticas "distorcem a economia global".

"Vamos construir um entendimento compartilhado das práticas não transparentes da China e das intervenções que distorcem o mercado", disseram eles.

Os líderes do G7 também expressaram preocupação com as violações dos direitos humanos na China e instaram Pequim a respeitar as liberdades fundamentais.

Os dirigentes destacaram sobretudo a situação no Tibete e em Xinjiang, onde há "trabalho forçado". A declaração também pede à China que pare a guerra na Ucrânia.

-Aumento de empréstimos de Pequim -"Esperamos que Pequim não contorne as sanções que implementamos contra a Rússia", disse o chanceler alemão Olaf Scholz a jornalistas.

O chefe de governo alemão, no entanto, reconheceu as "ambiguidades" do Ocidente em relação ao gigante asiático, cuja cooperação também é essencial diante da emergência climática e das ameaças à segurança alimentar.

Antes da cúpula do G7, Scholz expressou preocupação com o aumento de empréstimos de Pequim para países pobres, especialmente na África, chamando-os de "sério perigo" para a estabilidade financeira internacional.

Em sua declaração final, os líderes das sete potências pedem que a China e outros estados "que tenham créditos significativos em países de baixa renda" contribuam "construtivamente para os necessários tratamentos da dívida".

O chamado se soma a um programa de investimentos lançado por iniciativa dos Estados Unidos para os países em desenvolvimento que pretende responder a enormes projetos de construção financiados pela China.

Nos últimos anos, a China realizou grandes investimentos em infraestruturas dos países em desenvolvimento no marco de seus programa "Novas rotas da seda" e para garantir o acesso a determinadas matérias-primas.

Mas a China tem sido acusada de realizar seus projetos por meio de empréstimos não rentáveis ou sem transparência, o que agravaria os problemas de dívida de países já vulneráveis.

O G7, em troca, promete "transparência" em seu programa "Parceria para a Infraestrutura Global", prometendo mobilizar US$ 600 bilhões até 2027.

mfp/hmn/yad/an-me/mb/ms/jc

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

G7 endurece posição sobre a China - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias