Topo

Esse conteúdo é antigo

Faleceu López-Calleja, presidente de poderoso conglomerado econômico de Cuba

01/07/2022 13h17

Havana, 1 Jul 2022 (AFP) - O general cubano Luis Alberto Rodríguez López-Calleja, ex-gerno de Raúl Castro e presidente do poderoso conglomerado militar Gaesa, faleceu nesta sexta-feita (1º) em Havana de uma parada cardiorrespiratória aos 62 anos, anunciou a televisão estatal.

"Com profundo pesar informamos ao nosso povo que nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 1º de julho, como resultado de uma parada cardiorrespiratória, faleceu o general de divisão Luis Alberto Rodríguez López-Calleja", informou uma reportagem.

López-Calleja e o Grupo de Administração Empresarial das Forças Armadas Revolucionárias (Gaesa), têm sido objeto das principais sanções de Washington.

Assessor do presidente Miguel Díaz-Canel, entrou em 2021 de maneira discreta na Assembleia Nacional - o poder legislativo - como deputado, embora já fosse membro do seleto Bureau Político do governante Partido Comunista (PCC, único).

O general López-Calleja, viveu anos na penumbra, mantendo por uma década um férreo controle da Gaesa, o conglomerado econômico mais poderoso do país.

Gaesa, o conglomerado estatal que engloba desde hotéis e supermercados até serviços portuários e aduaneiros, controla desde os anos 1990 amplos setores econômicos, especialmente o turismo, motor da economia da ilha comunista caribenha.

rd/lp/llu/ap