Topo

Reino Unido tem terceiro dia de greve no transporte público

20/08/2022 09h10

O transporte público no Reino Unido foi afetado neste sábado por um novo dia de greves, após as mobilizações do setor ferroviário na quinta-feira e do metrô de Londres na sexta, para protestar contra a alta inflação. 

Em plenas férias escolares, neste sábado deve circular apenas um trem em cada cinco no país, em decorrência da greve convocada pelos sindicatos Rail, Maritime and Transport (RMT); Transport Salaried Staffs Association (TSSA) e Unite, que exigem um aumento salarial para enfrentar o custo de vida. 

Relacionadas

As negociações com o grande número de operadores ferroviários privados no país estão paralisadas. O ministro dos Transportes, Grant Shapps, acusado de bloquear a situação, culpou os sindicatos por se recusarem a aceitar reformas para modernizar o setor e disse na sexta-feira que elas podem ser impostas pela força. 

A greve deste sábado vai prejudicar especialmente o movimento de turistas, torcedores de futebol que querem ir ao estádio para ver os jogos e os que vão aos festivais de verão. O tráfego de trens também deve ser interrompido na manhã de domingo. 

"Acho que o povo britânico está farto de ser enganado por este governo e empregadores britânicos, com empresas como BP e British Gas obtendo lucros enormes enquanto as pessoas lutam para ganhar a vida", disse Mick Lynch, secretário-geral do sindicato RMT da ferrovia, garantindo que o povo britânico apoia os grevistas. 

Este é o maior movimento de greve em décadas contra a inflação, que em julho atingiu 10,1% ano a ano e pode ultrapassar 13% ano a ano em outubro. 

No domingo, estivadores do porto de Felixstowe (leste), o maior porto de carga do país, iniciarão uma greve de oito dias, o que pode atrapalhar grande parte do tráfego de carga do Reino Unido.

bur-pau/ia/jvb/me/aa

© Agence France-Presse

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reino Unido tem terceiro dia de greve no transporte público - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias