Topo

Esse conteúdo é antigo

Coreia do Norte dispara míssil balístico após Kamala Harris deixar Seul

25.mar.2022/ Foto divulgada pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) que mostra o teste de lançamento de um novo tipo de míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasongpho-17 das forças estratégicas da Coreia do Norte em um local não revelado. - STR / KCNA VIA KNS / AFP
25.mar.2022/ Foto divulgada pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) que mostra o teste de lançamento de um novo tipo de míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasongpho-17 das forças estratégicas da Coreia do Norte em um local não revelado. Imagem: STR / KCNA VIA KNS / AFP

29/09/2022 09h10

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico, informou nesta quinta-feira o Exército sul-coreano, no terceiro lançamento de Pyongyang em menos de uma semana, que ocorreu horas depois de a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, deixar a Coreia do Sul.

"A Coreia do Norte disparou um míssil balístico no Mar do Leste", disse o Estado-Maior Conjunto de Seul em comunicado, referindo-se ao mar mais conhecido como Mar do Japão.

A guarda costeira do Japão também confirmou o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte, citando informações do ministério da Defesa japonês.

Na Coreia do Sul, Harris visitou a zona desmilitarizada na fronteira com o Norte como parte de sua viagem para reforçar sua aliança de segurança com Seul.

Falando na zona desmilitarizada (DMZ) que separa esses dois países tecnicamente em guerra, Harris disse que os soldados americanos e sul-coreanos "servem ombro a ombro (...) para manter a segurança e a estabilidade desta região".

Os Estados Unidos têm cerca de 28.500 soldados na Coreia do Sul para ajudar a proteger o país de seu vizinho do Norte.

Esta semana, os aliados realizam exercícios navais conjuntos para mostrar sua força.

Nos dias que antecederam a visita de Harris, a Coreia do Norte realizou dois testes de mísseis, um deles no dia anterior, somando-se a uma série recorde de testes de armas este ano.