Com demissão de Pistorius, Carsten Breuer assume comando do exército alemão
O novo ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, destituiu o então chefe do Estado-Maior do Exército, Eberhard Zorn, depois que ele fez comentários polêmicos sobre as capacidades das forças armadas russas, informaram fontes próximas à pasta nesta segunda-feira (13).
O cargo será ocupado por Carsten Breuer, general do exército alemão, declararam as mesmas fontes, sem especificar o motivo da decisão.
Em setembro, Zorn, que estava no posto desde 2018, expressou preocupação com a capacidade de os ucranianos derrotarem o exército russo, expressando medo de que Moscou abra uma nova frente na Ucrânia.
"Kaliningrado, o Mar Báltico, a fronteira finlandesa, Geórgia, Moldávia... Há muitas possibilidades. [O presidente russo, Vladimir] Putin teria as capacidades", disse em entrevista à revista alemã Focus. Ele também justificou a relutância de Berlim em entregar as armas pesadas que a Ucrânia solicita.
As declarações foram criticadas, sobretudo, pelo general americano aposentado Ben Hodges, que liderou as forças armadas dos EUA na Europa.
Zorn foi nomeado para o cargo em 2018 pela conservadora Ursula von der Leyen, então ministra da Defesa.
clp/smk/mba/jvb/mb/yr/am
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.