Fluxo de armas do Exército dos EUA para o México é detectado
O governo mexicano informou nesta segunda-feira (22) que armas de uso exclusivo do Exército dos Estados Unidos estão entrando no México, em meio a uma onda de violência relacionada ao crime organizado.
"A secretaria da Defesa alertou os Estados Unidos sobre armas que estão entrando no México e que são de uso exclusivo do Exército americano, sendo urgente uma investigação sobre o assunto", disse a chanceler mexicana, Alicia Bárcena, em uma coletiva de imprensa, sem fornecer mais detalhes.
Relacionadas
A chanceler afirmou que esse foi um dos temas discutidos por uma delegação de funcionários mexicanos com seus homólogos americanos na última sexta-feira, 19, em Washington, onde a migração irregular foi o principal foco.
O governo de Andrés Manuel López Obrador apresentou dois processos contra empresas fabricantes e distribuidoras de armas americanas em um tribunal federal em Boston, e outro em Tucson, Arizona.
E, embora a ação tenha sofrido alguns revezes nos tribunais, Bárcena assegurou na tarde desta segunda-feira que obtiveram uma decisão favorável.
"A Corte de Apelações do Primeiro Circuito dos Estados Unidos ditou sentença a favor do México em sua ação contra empresas fabricantes de armas. A questão retorna à primeira instância para a revisão do mérito", escreveu a chanceler na rede social X (antigo Twitter).
Por sua vez, o embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, afirmou em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira que há um "intercâmbio constante" de informações entre os dois países e que, assim que mais dados sobre o caso forem conhecidos, serão divulgados.
"Estamos focados em interromper o fluxo de armas da melhor forma possível", afirmou.
Reduzir a circulação de armas dos Estados Unidos para o México é uma "prioridade do presidente [Joe] Biden", continuou o embaixador. "Sabemos que 70% das armas que causam violência aqui no México vêm dos Estados Unidos."
O governo mexicano acusou em várias ocasiões que o tráfico de armas dos Estados Unidos é uma das razões para a violência ligada ao crime organizado no país.
A cada ano, mais de meio milhão de armas são traficadas para o México a partir dos Estados Unidos, segundo dados oficiais.
yug-dm/sem/cjc/am/rpr
© Agence France-Presse