Trabalhista David Lammy, novo chefe da diplomacia britânica

O novo primeiro-ministro trabalhista, Keir Starmer, nomeou nesta sexta-feira (5) o legislador do seu partido, David Lammy, cujos antepassados foram escravizados na Guiana, para chefiar a diplomacia britânica. 

Lammy, 51 anos, amigo do ex-presidente dos EUA Barack Obama, chefiará o Ministério das Relações Exteriores nos próximos cinco anos.

"Levarei muito a sério a responsabilidade de ser o primeiro-ministro das Relações Exteriores descendente do tráfico de escravos", disse em um discurso recente.

Lammy defende o direito à autodeterminação dos habitantes das Ilhas Malvinas, território do Atlântico Sul (chamadas Falkland pelos britânicos), cuja soberania é reclamada pela Argentina, como escreveu no X em 2 de abril de 2022. 

"Completam-se 40 anos do início da guerra das Falkland. Recordamos todos aqueles que serviram e que fizeram o máximo sacrifício em pró da liberdade. Seguimos firmes em nosso compromisso com seus habitantes e seu direito à autodeterminação", escreveu, em referência ao conflito bélico que colocou os dois países frente a frente 

psr/js/aa

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes