Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Conteúdo publicado há
15 dias

Ucrânia diz que assumiu controle de cidade russa de 5.000 habitantes

Uma vista mostra edifícios destruídos na cidade de Sudzha após uma incursão de tropas ucranianas na região de Kursk, na Rússia, em 7 de agosto de 2024 Imagem: MIC IZVESTIA / IZ.RU/via REUTERS

15/08/2024 09h50Atualizada em 15/08/2024 12h30

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (15) que as forças do país assumiram o controle da cidade russa de Sudzha, na região de Kursk, cenário de uma ofensiva sem precedentes das forças de Kiev desde há mais de uma semana.

O Exército "relatou a libertação completa da cidade de Sudzha dos militares russos", anunciou Zelensky no Telegram. A cidade de 5.500 habitantes é a maior em que as forças ucranianas entraram em sua ofensiva na região de Kursk.

Relacionadas

O ministro do Interior ucraniano, Igor Klymenko, garantiu que a Ucrânia pretende criar "uma zona tampão" na região de Kursk para proteger a população dos bombardeios russos. Uma administração militar "para manter a lei e a ordem e atender às necessidades prioritárias da população nos territórios controlados" também foi estabelecida.

A estrutura será responsável pelas questões diárias e logísticas do Exército, assim como por garantir a segurança de uma determinada área.

Rússia diz que recuperou aldeia na região

O Exército russo afirmou ter recuperado o controle da aldeia de Krupets, também na região fronteiriça de Kursk. É a primeira vez desde 6 de agosto que os russos anunciam a recuperação de uma localidade das mãos ucranianas.

A Rússia também anunciou o envio de forças adicionais à região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia. "A reunião [...] permitiu discutir novas medidas para garantir a integridade e a inviolabilidade do território, assim como a proteção da população e das infraestruturas na região de Belgorod contra ataques de formações militares" do exército ucraniano, disse o ministro da Defesa, Andrei Belousov, no Telegram.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ucrânia diz que assumiu controle de cidade russa de 5.000 habitantes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Guerra da Rússia-Ucrânia