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Boeing suspende voos de teste do modelo 777X após identificar falha em componente

Boeing 777X voa durante o Farnborough International Airshow, na Inglaterra, em 19 de julho de 2022 Imagem: John Keeble/Getty Images

21/08/2024 12h22Atualizada em 21/08/2024 13h12

A Boeing suspendeu os voos de teste de seu novo avião modelo 777X, de fuselagem larga, após identificar uma falha em uma peça de fixação do motor ao corpo da aeronave, o último de uma longa série de problemas para a gigante americana.

"Durante a manutenção programada, identificamos um componente que não funcionou como deveria", afirmou a empresa à AFP em um comunicado.

"Nossa equipe está substituindo a peça e coletando informações sobre o componente, e retomará os voos de teste quando estiver pronto", acrescentou o comunicado, confirmando um relatório anterior do site especializado The Air Current.

Nos últimos anos, a Boeing enfrentou preocupações com a segurança e questionamentos sobre o controle de qualidade de suas aeronaves, incluindo um incidente quase catastrófico com um Boeing 737 MAX da companhia Alaska Airlines em janeiro, quando uma porta cega se desprendeu da fuselagem em pleno voo.

O novo diretor executivo da Boeing, Robert Kelly Ortberg, de 64 anos, assumiu no início deste mês com a promessa de restaurar a confiança na fabricante e anunciou que se mudaria para a cidade de Seattle (noroeste) para estar perto dos programas de fabricação de aviões comerciais.

O programa de fuselagem larga 777X da Boeing, apresentado em novembro de 2013, é a mais recente adição à sua popular família 777.

A nova aeronave de dois corredores está destinada a ser a maior aeronave bimotor em operação no mundo. Mais de 500 aviões 777X já foram encomendados, mas ainda não entraram em operação.

A peça que causou a suspensão dos testes de voo é feita sob medida para o modelo 777-9 e conecta o motor à estrutura da aeronave, conforme detalhou a Boeing.

Os outros 777-9 utilizados para testes preliminares também estão sendo inspecionados, acrescentou.

A entrada em serviço do avião estava prevista inicialmente para 2020, mas foi adiada para 2025 devido a problemas durante o processo de certificação.

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