Oito mil soldados norte-coreanos estão destacados na fronteira russo-ucraniana
Cerca de 8.000 soldados norte-coreanos chegaram à região russa de Kursk, na fronteira com a Ucrânia, e estão prontos para entrar em combate nos próximos dias, declarou nesta quinta-feira (31) o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
O chefe da diplomacia americana informou em uma coletiva de imprensa que, dos 10.000 soldados norte-coreanos que os Estados Unidos acreditam ter entrado na Rússia, cerca de 8.000 "foram destacados na região de Kursk".
Relacionadas
"Ainda não vimos essas tropas sendo deslocadas para o combate contra as forças ucranianas, mas esperamos que isso ocorra nos próximos dias", disse Blinken após se reunir com o secretário de Defesa, Lloyd Austin, e seus respectivos pares Cho Tae-yul e Kim Yong-hyun.
Blinken afirmou que a Rússia tem treinado as tropas norte-coreanos "em artilharia, drones e operações básicas de infantaria, incluindo a limpeza de trincheiras, o que indica que eles têm plena intenção de usar essas forças na linha de frente".
"Se essas tropas entrarem em combate ou em operações de apoio contra a Ucrânia, se tornarão alvos militares legítimos", acrescentou o secretário de Estado.
lb/eml/dga/val/mel/ic/mvv
© Agence France-Presse