Topo

Petróleo cai, afetado por demanda

08/01/2025 19h03

Os preços do petróleo caíram nesta quarta-feira (8), pressionados pelo relatório semanal de reservas nos Estados Unidos, que apontou um enfraquecimento da demanda, em um mercado já preocupado com uma possível sobreoferta.

O barril de tipo Brent para entrega em março baixou 1,16%, fechando em 76,16 dólares em Londres. Já o West Texas Intermediate (WTI), negociado nos Estados Unidos com vencimento em janeiro, recuou 1,25%, a 73,32 dólares.

Relacionadas

Os estoques comerciais de petróleo caíram menos do que o esperado na semana passada nos Estados Unidos, segundo os dados divulgados na quarta-feira pela Agência de Informação sobre Energia (EIA).

O relatório da EIA foi "desfavorável para os preços", resumiu John Kilduff, da Again Capital, em entrevista à AFP.

Na semana encerrada em 3 de janeiro, essas reservas diminuíram em um milhão de barris (mb), enquanto os analistas esperavam uma queda de dois milhões, de acordo com o consenso reunido pela agência Bloomberg.

"Os Estados Unidos iniciam o ano de 2025 com uma leve queda nos estoques de petróleo bruto. A redução das exportações compensou o vigor da atividade de refino", observou Matt Smith, da Kpler, em nota.

Em teoria, uma redução nas reservas sustenta os preços, mas os operadores priorizaram em sua análise a "fraca demanda" e o aumento nos estoques de gasolina (+6,3 milhões de barris), segundo Kilduff.

Globalmente, as perspectivas para a demanda de petróleo são pessimistas. A Agência Internacional de Energia prevê um "excedente de oferta de 950.000 barris por dia" em 2025.

lul-ni/tmc/mr/dga/ic/rpr

© Agence France-Presse

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Petróleo cai, afetado por demanda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias