Topo

Cidades paulistas participam de mutirão contra dengue

30.jan.2016 - Campinas promove mutirão de combate ao Aedes Aegypti - Luciano Claudino/Código 19/Agência Estado
30.jan.2016 - Campinas promove mutirão de combate ao Aedes Aegypti Imagem: Luciano Claudino/Código 19/Agência Estado

30/01/2016 13h40

Cerca de 250 cidades paulistas participam hoje e amanhã (30 e 31) de um mutirão no qual 15 mil profissionais estaduais, municipais e cidadãos se mobilizarão para ajudar os agentes de saúde e de controle de vetores para buscar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus. Oficiais do Exército auxiliarão durante a semana os municípios considerados prioritários do ponto de vista epidemiológico.

A ação Todos Juntos Contra o Aedes aegypti organizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foi programada pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses. Entre as atividades estão a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), e orientação à população.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no último final de semana (23 e 24 de janeiro), um projeto piloto do mutirão foi feito em 20 cidades: São José do Rio Preto, Guarujá, São Vicente, Franca, Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Bragança Paulista, Sumaré, Campinas, Ourinhos, Miguelópolis, Itatiba, Birigui, Santana do Parnaíba, Santa Cruz da Esperança, Morro Agudo, Tupã, Agudos, Paraguaçu Paulista e São Paulo.

No domingo (31) ocorrerão ações de controle de vetores em 12 parques estaduais urbanos da Grande São Paulo (Villa-Lobos, Jequitibá, Juventude, Água Branca, Belém, Pomar Urbano, Alberto Löfgren, Candido Portinari e Guarapiranga, em São Paulo, Gabriel Chucre, em Carapicuíba e Chácara da Baronesa, em Santo André). A ação organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde prevê panfletagem com orientações aos visitantes e eliminação dos possíveis focos de  Aedes aegypit.

Nós organizamos essa grande mobilização, com apoio de municípios e cidadãos, porque apenas com esforço conjunto e concentrado poderemos combater o Aedes aegypti, além de proteger à população contra a dengue, zika e chikungunya", disse o secretário de Estado da Saúde, David Uip, acrescentando que "contamos com apoio dos paulistas para que prossigam na eliminação dos criadouros em suas residências, e nos auxiliem, por meio do novo site, a identificar locais que necessitam da intervenção da nossa força-tarefa, composta por agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) , PMs e oficiais do Exército".

Para intensificar o combate ao mosquito será lançado na segunda-feira (1) um site para a população denunciar focos do Aedes aegypti. As denúncias serão direcionadas aos gestores de todas as cidades paulistas para que os municípios providenciem ações de eliminação e bloqueio de criadouros nesses locais. Os registros também serão acompanhados por agentes da Sucen e pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses.

A ferramenta estará disponível no site da Secretaria de Saúde de São Paulo.