Câmara de SP homenageia Eduardo Campos com presença do casal João e Tabata
O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo nesta sexta-feira (26). O prefeito do Recife, João Campos (PSB-PE) e a deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB-SP), namorada de João, participaram da sessão solene de entrega do título de cidadão paulistano a Eduardo Campos.
O que aconteceu
Eduardo Campos recebe o título de cidadão paulistano. No dia 13 de agosto, a morte de Eduardo Campos completará dez anos. Ele foi vítima de uma queda de avião em Santos, durante a sua campanha à Presidência da República em 2014.
Parte dos filhos de Eduardo segue carreira política. Eles estiveram presentes durante a homenagem. Além de João Campos (PSB), que é o atual prefeito de Recife e tenta reeleição, o deputado Federal Pedro Campos (PSB-PE), a filha, Maria Eduarda, o caçula, Miguel Campos e a viúva do ex-prefeito, Renata Campos, estiveram na homenagem.
Namoro já dura cinco anos. O relacionamento de Tabata e João engatou em 2019, enquanto os dois eram deputados federais em Brasília. De lá pra cá, eles já falaram em casamento e se declaram nas redes sociais - Tabata também já falou que admira o sogro falecido, pelos investimentos na educação que ele fez, principal
Tabata e filho de Eduardo mantém relacionamento desde 2019. Ao ser questionada sobre qual político mais a inspira no país, durante a sabatina UOL, Tabata citou o sogro. "Vou ficar no PSB, Eduardo Campos, 'que o filho do rico e o filho do pobre tenham as mesmas oportunidades'." Nas redes sociais, a deputada compartilhou um vídeo do namorado e comentou o quanto Eduardo Campos foi importante para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A competição científica foi o pontapé que levou a deputada a Harvard.
O deputado Pedro Campos relembrou da época em que o pai atuou como ministro da ciência e tecnologia. "Não podemos falar de Eduardo e do trabalho que ele fez por SP sem pensar na olimpíada brasileira de matemática, foi assim que as crianças de escolas públicas puderam mostrar o quanto eles podem se desenvolver", disse. "Quis Deus que eu recebesse essa homenagem ao lado de Tabata, ela é o grande exemplo do legado que Eduardo deixa pra São Paulo."
Hoje a gente celebra a vida de mais um nordestino, que veio aqui em São Paulo por um breve período, sonhar e fazer muito por essa cidade, como ministro da ciência e tecnologia, que ele guiou com um olhar de desenvolvimento. Quis o destino que ele viesse em Santos e tivesse o fim do jeito de que teve.
deputado federal Pedro Campos
Tabata disse que Eduardo pediu aos medalhistas que tomassem para si a responsabilidade de mudar a educação brasileira. Ela encontrou com ele aos 12 anos, quando foi premiada na olimpíada, numa viagem para Recife. "Se eu to aqui hoje é porque Eduardo Campos decidiu inventar uma tal olimpíada de matemática. Foi porque ele sonhou esse sonho que posso sonhar os meus. A OBMEP mudou os meus sonhos."
Eduardo é o grande responsável por eu estar aqui hoje. Me sinto nordestina também e me sinto homenageada no dia de hoje, por que essa é uma homenagem a cada nordestino que assim como os meus pais chegaram nessa terra para poder sonhar, prosperar. Ele está lá de cima, emocionado, nos acompanhando, ele sabe que essa homenagem é dele.
Tabata Amaral
A professora Lucia França afirmou que Tabata lhe disse que é uma operária do partido e que o PSB decidiu esperar o PSDB até o último minuto. "O ideal é ter um outro partido nos apoiando. Eu sou uma apaixonada por política e uma apaixonada por Educação", disse Lucia França. Para ela, políticos que se preocupam com a educação precisam de mais presença.
Deixe seu comentário