Eleições no Irã são prorrogadas por duas horas

As eleições para membros do Parlamento que ocorre hoje (26) no Irã foram prorrogadas por mais duas horas, até às 20h locais (13h30 em Lisboa), anunciou o Ministério do Interior.

O pleito também vai eleger membos para a Assembleia dos Especialistas, religiosos que escolhem e podem demitir o guia supremo.

O prolongamento é válido para todo país e foi anunciado após pedidos de responsáveis locais envolvidos na organização das eleições.

Cerca de 55 milhões de iranianos vão escolher 290 deputados do Parlamento e 88 membros religiosos da Assembleia dos Especialistas.

As duas instituições têm atualmente maioria de conservadores, mas o presidente Hassan Rohani espera que os seus aliados moderados tenham sucesso nas eleições - as primeiras desde o acordo nuclear do seu governo com as potências mundiais.

As eleições são um teste crucial sobre a influência do presidente, que luta para reconstruir a economia do Irã após o fim das sanções internacionais - suspensas depois que o acordo nuclear foi assinado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos