Topo

Jorge Kalil é afastado da direção do Instituto Butantan

Vitor M/Projetor/Folhapress
Imagem: Vitor M/Projetor/Folhapress

Fernanda Cruz

Da Agência Brasil

21/02/2017 12h32

O cientista Jorge Kalil foi afastado da direção do Instituto Butantan, principal produtor de vacinas, soros e biofármacos para uso humano do país. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o nome do novo diretor da instituição será anunciado em breve.

Jorge Kalil será convidado pela secretaria para trabalhar no desenvolvimento de pesquisas do instituto. No último dia 8, André Franco Montoro Filho renunciou ao cargo de diretor-presidente da Fundação Butantan por discordar do modelo de gestão, "que dava todos os poderes ao presidente do instituto [Butantan] e tirava poderes do presidente da fundação", disse na época à Agência Brasil.

De acordo com Montoro, uma auditoria contratada pelo governo estadual vinha sendo feita, e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontava uma série de procedimentos administrativos equivocados.

A assessoria de imprensa do TCE apresentou um relatório preliminar das equipes de fiscalização, que ainda passará por quatro órgãos técnicos, antes de seguir para votação do conselheiro-relator. "No atual momento, o relator solicitou aos gestores e ordenadores de despesas que se manifestem para que o processo possa seguir para apreciação dos órgãos técnicos", diz a nota.

A Agência Brasil não conseguiu contato com Jorge Kalil.