Custo e infraestrutura são entraves para visitar parques, diz pesquisa
Os problemas de infraestrutura e os custos com transporte e alimentação são os principais fatores que afastam os brasileiros de parques públicos. Esse é o resultado da pesquisa Parques no Brasil - Percepções da População, divulgada hoje (25) pelo Instituto Semeia. Em relação aos parques naturais, que são áreas de conservação, 62% dos entrevistados apontaram como barreira à visitação os custos de viagem e hospedagem para visitar esses locais, em grande parte, distantes das cidades.
Já em parques urbanos, 42% indicaram os gastos com transporte e alimentação como entrave para frequentar esses lugares. Para 43%, o maior problema é a falta de infraestrutura, como segurança, iluminação e banheiros inadequados. O estudo ouviu 815 pessoas em seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Manaus e Brasília. A amostra seguiu o perfil populacional por idade, sexo e escolaridade apontado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). O estudo também mostrou que a visitação a parques não é um hábito da população brasileira. Frequentam parques naturais várias vezes ao ano 23% dos entrevistados. Este mesmo percentual vai uma vez por ano ou uma vez a cada dois anos. A maioria dos entrevistados (54%) visitou esses locais apenas algumas vezes na vida. Sobre os parques urbanos, 14% vão pelo menos uma vez por semana e 28% uma vez por mês ou a cada quinze dias. Esses locais públicos são usados de forma esporádica por 42% dos ouvidos, que frequentam raramente até uma vez a cada seis meses. Já 16% dos ouvidos na pesquisa nunca foi a um parque. "Há uma concentração muito grande naquele grupo de visitação esporádica. O que mostra que os parques não estão na cultura dos brasileiros, seja no dia a dia das cidades, seja como opção de lazer", enfatizou o diretor executivo do Semeia, Fernando Pieroni. O instituto, uma organização sem fins lucrativos, se dedica a articular parcerias entre setor público e privado e desenvolver pesquisas sobre a gestão de parques.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.