Brasileiro de Basquete: Fla Blumenau vence Botafogo em duelo apertado
O Flamengo/Blumenau chegou a segunda vitória em dois jogos pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete. Nesta terça-feira (9), o Rubro-Negro derrotou o Botafogo por 64 a 63 no ginásio Oscar Zelaya, do clube alvinegro, na sede General Severiano, zona sul do Rio de Janeiro, em partida transmitida pela TV Brasil.
O ala rubro-negro Gabriel Henrique, com 20 pontos, foi o cestinha da partida, que teve como destaque o pivô João Pedro, responsável por um duplo-duplo, com 12 pontos e 14 rebotes. O time é fruto de uma parceria firmada em fevereiro entre a Associação de Pais e Amigos do Basquetebol de Blumenau (SC) e o Flamengo, que cede revelações das categorias de base ao clube catarinense para adquirirem experiência.
O resultado embolou a disputa pela liderança da Conferência Gerson Victalino, com Fla Blumenau, Botafogo e Osasco somando os mesmos 12 pontos - o Rubro-Negro assume a ponta pelo saldo de cestas. O Anápolis Vultures tem nove pontos e entra na briga se vencer o Vila Nova/AEGB, lanterna com seis pontos, no duelo que encerra a segunda rodada do returno no grupo, às 19h30 (horário de Brasília) desta terça. O Blackstar Unisociesc, que, mais cedo, foi derrotado pelos osasquenses por 85 a 67, está em quinto, com nove pontos.
Na primeira fase, são duas conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens). Os dois primeiros de cada chave vão direto às quartas de final. Os demais disputam um playoff para definir mais quatro classificados.
O bom aproveitamento nos arremessos de três pontos (50%) foi decisivo para o Botafogo fechar o primeiro quarto seis pontos à frente. O Fla Blumenau reagiu no período seguinte e até marcou mais presença no garrafão, mas com baixo percentual de eficiência (41,6%). O Glorioso manteve o ritmo inicial e foi para o intervalo com sete pontos de vantagem.
O jogo mudou radicalmente no segundo tempo. Os dois times intercalaram lances de afobação e acumularam erros, mas o Fla Blumenau se sobressaiu na defesa e cedeu apenas cinco pontos ao rival, igualando o marcador ao fim do terceiro quarto (43 a 43).
O último período começou tenso, truncado, mas terminou como o mais disputado do jogo. Faltando pouco mais de três minutos para o fim, o Rubro-Negro abriu nove pontos. O Alvinegro tirou a diferença para apenas um ponto. Nos segundos decisivos, o armador Paulinho Boracini, cestinha alvinegro na partida com 15 pontos, teve a bola da virada, mas o arremesso de três pontos não caiu.
O duelo entre Osasco e Vila Nova abre a terceira rodada da Conferência Gerson Victalino nesta quarta-feira (10), às 13h30. Na sequência, às 16h30, o Fla Blumenau encara o Anápolis, com transmissão ao vivo da TV Brasil. Por fim, às 19h30, o Botafogo busca a reabilitação diante do Blackstar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.