Jorge Viana diz que adiou sessão no Senado em 'respeito' a julgamento no STF

Brasília - Presidente em exercício do Senado, Jorge Viana (PT-AC) afirmou nesta quarta-feira, 7, que decidiu adiar a sessão do plenário para o fim da tarde de hoje para esperar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) do comando da Casa.

"Estamos aguardando com serenidade e respeito a decisão que o Supremo vai tomar hoje", disse Viana, após anunciar a mudança do horário da sessão, inicialmente prevista para as 14h. "Eu estou alterando o horário da sessão em respeito ao Supremo, para que nós não tenhamos uma sessão paralela de debates acontecendo sobre uma eventual decisão do Supremo", disse.

O julgamento sobre o futuro de Renan está marcado para começar às 14h. O pleno do Supremo vai analisar se aprova ou não a decisão liminar (provisória) de afastar o peemedebista da presidência do Senado tomada pelo ministro Marco Aurélio Mello na última segunda-feira.

Viana também voltou a afirmar que não cogitou renunciar ao cargo caso o Supremo confirme a impossibilidade de Renan, que se tornou réu em uma ação penal, continuar na Presidência da Casa. "Isso se trata de especulação", disse. "Estamos vivendo uma crise grave, eu me preocupo, não quero ser parte do problema."

PEC

Pressionado pelo PT a adiar a votação da chamada PEC do Teto, Viana desconversou sobre o fato de a sessão no plenário convocada para esta quarta contar prazo para votação e possibilitar que a aprovação do projeto ocorra na próxima terça-feira, 13. "Eu não estou discutindo a pauta ainda. Nós tínhamos um calendário, e esse calendário previa uma sessão deliberativa ontem, previa uma hoje, então o mínimo que eu posso fazer é convocar uma sessão hoje", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos