Malha de metrôs e trens no país cresce 76 km em cinco anos
![A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, em Ipanema, foi inaugurada neste ano - Júlio César Guimarães/UOL](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/2015/05/19/15mai2015---operarios-trabalham-no-acabamento-da-plataforma-de-embarque-da-estacao-nossa-senhora-da-paz-da-linha-4-do-metro-do-rio-de-janeiro-em-ipanema-na-zona-sul-da-cidade-ao-fundo-o-tunel-de-1432056745309_300x300.jpg)
A malha de transporte sobre trilhos no país cresceu 6,7% entre 2010 e 2015, enquanto a frota dedicada ao transporte individual aumentou 24,5% no mesmo período. Os números fazem parte da pesquisa "Transporte & Desenvolvimento: Transporte Metroferroviário de Passageiros", realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).
De acordo com a CNT, o país conta hoje com uma malha de metrôs e trens de passageiros de 1.062 quilômetros de extensão. Nos últimos cinco anos, essa malha cresceu apenas 76 km, enquanto o número de entradas de passageiros, em dias úteis, subiu 37,4%.
No mesmo período, a população brasileira cresceu 6,2%, o que mostra a preferência do usuário por esse tipo de transporte. "A taxa de crescimento da malha metroferroviária se dá de forma muito lenta. É preciso que haja prioridade nesse tipo de transporte, pois a concentração de centros urbanos só aumenta no Brasil", afirmou o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
Para modernizar o transporte nas grandes cidades, estima-se que seria necessário ampliar a malha em 850 quilômetros, o que demandaria investimentos de R$ 167,13 bilhões em construção e ampliação, compra de material rodante e recuperação de infraestrutura.
A pesquisa analisou 14 sistemas de metrôs e trens em 13 regiões metropolitanas --São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal, Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Maceió, João Pessoa, Teresina e Cariri, além de Sobral.
Nesses locais, de acordo com a pesquisa, 11,8 milhões de pessoas trabalham fora de casa, ou 71,1% da população. A maioria (56,6%) demora, no mínimo, 30 minutos no percurso casa-trabalho.
Do total da malha ferroviária brasileira, 309,5 km são de linhas de metrô, menos que as linhas de Xangai, com 588 km; Londres, com 402 km; Nova York, com 370,1 km; e Tóquio, com 310 km. O País conta ainda com 667 km de trem metropolitano e 85,7 km são de veículo leve sobre trilhos (VLT). As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
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