Topo

Aposentado morre em casa com tiro na cabeça durante operação policial no Rio

Evangelista da Silva foi vítima de bala perdida em confronto, segundo PMs - Reprodução/ONG Rio da Paz
Evangelista da Silva foi vítima de bala perdida em confronto, segundo PMs Imagem: Reprodução/ONG Rio da Paz

Constança Rezende

Rio de Janeiro

04/04/2017 08h34

O aposentado Evangelista Cordeiro da Silva, de 71 anos, morreu com um tiro na cabeça durante operação policial na Favela Mandela 2, em Manguinhos, na zona norte do Rio. Policiais militares atribuíram a morte a uma bala perdida durante um confronto com criminosos. A morte aconteceu na segunda-feira (3).

Moradores - incluindo o filho da vítima, Marcelo Cordeiro da Silva - acusaram policiais de entrar na comunidade atirando a esmo. Também afirmaram que, depois que o idoso foi atingido, quando lia jornal em uma cadeira na porta de casa, PMs tentaram simular que fosse criminoso - colocando uma arma na mão da vítima.

De acordo com o comando da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), policiais da unidade estavam em patrulhamento, por volta das 10h, quando foram atacados por criminosos armados. "Na ação, um idoso foi atingido e não resistiu aos ferimentos. O local está isolado e a perícia da Polícia Civil foi acionada", informou a assessoria de imprensa da UPP.

O caso acontece quatro dias após o assassinato da estudante Maria Eduarda Alves da Conceição, morta aos 13 anos em tiroteio entre PMs e traficantes em Acari, na zona norte.

Encontro

Na última segunda-feira (3), parentes de Maria Eduarda se reuniram com representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio. Depois, o padrinho da menina, Anderson Rodrigues, afirmou que a família "ainda não quer incriminar ninguém". O advogado da família, João Tancredo, disse que o prefeito Marcelo Crivella (PRB) ofereceu um apartamento à família, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Nesta terça-feira (4), parentes da adolescente devem ser ouvidos na Delegacia de Homicídios, na zona oeste, como parte das investigações do caso.