Eleições 2018

Doria: 'o povo' decidirá quem será o candidato do PSDB na eleição de 2018

Julia Lindner

Brasília

  • Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Em almoço com empresários de Brasília, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o povo decidirá quem será o representante do partido na eleição de 2018. Ele disse que não se apresenta como candidato para o pleito porque "deve lealdade" ao governador Geraldo Alckmin (SP) e "não fará nada para atropelá-lo" ou colocá-lo "em situação de constrangimento".

Doria ponderou que no futuro a legenda definirá o seu candidato "sem ressentimentos, sem machucaduras, sem mágoas e de forma natural". "Quem toma a decisão para uma candidatura dos bons partidos não são os candidatos nem os partidos. É o povo", afirmou, citando fala do próprio Alckmin e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

As declarações ocorreram em evento organizado pelas seções do Distrito Federal da Fecomércio e do Lide, fundada pelo tucano. Durante o discurso, o prefeito de São Paulo também voltou a criticar o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele defendeu que o petista dispute as eleições do ano que vem para ser derrotado e "enterrado".

O tucano disse não temer os índices de popularidade de Lula, lembrando que, na disputada pela prefeitura de São Paulo, no ano passado, derrotou o candidato do petista, Fernando Haddad. "Evidentemente que Lula não é o Haddad, mas não temos que ter medo do Lula. Já defendi e continuo a defender que o Lula deve ser candidato nas eleições. Deve disputar as eleições, sim, e perder as eleições. Para não criarmos um mártir e a vitimização que pode eternizar a figura de um mito que não é mito", disse Doria.

Ele destacou que o fato de Lula disputar as eleições "não vai isentá-lo das penas que ele deverá receber, provavelmente fruto dos cinco indiciamentos que já tem". "Ao perder a eleição, e assim será, Deus é grande e o povo brasileiro também, vamos enterrar o mito, vamos enterrar o Lula e vai ficar o Luiz Inácio", disse o prefeito de São Paulo encerrando a palestra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos