Topo

Esse conteúdo é antigo

Barroso: Combate a fake news não é com censura e nem com o Judiciário

Roberto Barroso, ministro do STF e presidente do TSE - Nélson Jr./SCO/STF
Roberto Barroso, ministro do STF e presidente do TSE Imagem: Nélson Jr./SCO/STF

Pedro Caramuru

Do Estadão Conteúdo

06/07/2020 20h32

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou que a melhor maneira de se enfrentar as fake news "não é com censura nem com o Judiciário".

"Não se consegue chegar em tempo e na hora, via Judiciário, para coibir as fake news. Além da dificuldade de fazer o controle de conteúdo com o fantasma da censura que assombrou a minha geração", avaliou o ministro

Segundo Barroso, entre as medidas que podem ser usadas para conter as notícias fraudulentas está o controle, pelas próprias plataformas tecnológicas, de práticas como o uso de robôs, perfis falsos e impulsionamentos ilegais. "Tudo isso é factível por meios tecnológicos sem controle de conteúdo", disse o ministro, durante transmissão ao vivo promovida pela Congregação Israelita Paulista.

"A manifestação individual absurda não tem problema. Ela passa a ter problema quando começa a ser impulsionada artificialmente pelos robôs, pelos perfis falsos ou por empresas que são verdadeiras milícias digitais que fazem terrorismo verbal, destruindo o espaço público de debate e o inundando com mentiras", disse Barroso.