Topo

Starbucks anuncia abertura de primeira unidade na Itália

29/02/2016 10h34

MILÃO, 29 FEV (ANSA) - A rede de cafeterias norte-americana Starbucks vai abrir sua primeira loja na Itália, na cidade de Milão, anunciou a marca nesta segunda-feira (29), após uma série de rumores na imprensa local. A unidade deve ser aberta entre o fim deste ano e o início de 2017.   


Segundo a marca, esse será "um dos maiores desafios" já lançados pela companhia, pela importância histórica que o país tem na questão do café - basta lembrar que o "moka" e o "expresso" são frutos da culinária italiana.   


"Sempre levamos conosco o café italiano. E agora estamos prontos a investir milhões de dólares em seu país. Queremos criar empregos e formaremos profissionais que terão uma remuneração acima da média do setor. Mas, atenção, nós estamos chegando na 'Pátria do Café' com humildade e respeito", disse o presidente da empresa, Howard Schultz, em coletiva em Milão.   


O líder do Starbucks, afirmou que todo o conhecimento recolhido no mundo, "nos permite replicar na Itália". "Desde 1983, ano da minha primeira viagem à Itália, que estudo a magnífica representação teatral que ocorre cada vez que é servido um café em um bar. Não quero ensinar um ritual que é parte da história italiana, mas quero apenas homenagear Milão", acrescentou.   


Schultz destacou que abrir uma unidade da marca no país "é um sonho" e que por isso conta com a ajuda do empresário Antonio Percassi, 62 anos, que liderará o projeto. O ex-jogador de Cesena e Atalanta, é também o responsável pela entrada ou expansão de outras grandes marcas mundiais no país, como a Victoria's Secret, Zara e Benetton.   


Se tudo der certo em Milão, a rede de cafeterias já planeja abrir unidades em Verona e em Veneza.   


Na Europa, o Starbucks chegou pela primeira vez em 1998 na Grã-Bretanha. Hoje conta com mais de 2,4 mil pontos de vendas na Europa, Oriente Médio e África, que representam 10% de seu faturamento global. No Brasil, a empresa atua desde 2006. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.